Contexto
Hoje já fazemos pesquisas de forma sazonal com os usuários. Essas pesquisas são importantes porém levam tempo de planejamento, recrutamento, execução, compilação de dados e ainda geram custos com bonificações.
Desafio
Criar pesquisas complementares que geram insights rápidos e dão segurança ao time para tomar decisões.
Solução
Criar uma pesquisa que seja exibida no aplicativo e pedir ao usuário para avaliar a sua experiência com o produto ou feature.
Premissas
•  A pesquisa deveria ser desenvolvida de forma que qualquer produto ou time da empresa conseguisse aplicar rapidamente e obter insights.
•  Ela deve ser exibida sempre que o usuário fechar a experiência que está tendo, assim o seu fluxo não impactado.
MVP
Consideramos inicialmente apenas um método de pesquisa, CSAT, que ajuda a avaliar experiências pontuais de produtos. Com os resultados, evoluímos para outros métodos de pesquisa.
Resultado e ganhos
•  Dados contínuos sobre o nível da experiência das pessoas usuárias

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•  Validações rápidas sobre novos produtos e features


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•  Aprendizado com as pessoas usuárias

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•  Auxílio na tomada de decisões para melhoria de produtos.

Handoff
Para fazer um delivery para o time de desenvolvimento com a documentação mais clara possível, me preocupei com:

•  Mapeamento de acessibilidade
•  Versões light e dark da interface
•  Previsão em formatos de tela diferentes

Além de criar um vídeo mostrando o protótipo navegável com o objetivo de apresentar todos os comportamentos e micro interações.
Acompanhamento de métricas
Usei a ferramenta Mixpanel para analisar dados da pesquisa. Assim foi possível identificar as avaliações que os usuários selecionaram e os principais problemas com experiência.
Métricas analisadas
•  Quantidade de acessos à pesquisa;
•  Índice de conclusão da pesquisa;
•  Satisfação do usuário com a feature avaliada;
•  Número de features sendo avaliadas com a pesquisa.
*Imagem ilustrativa do Mixpanel, ferramenta de análise de dados.

Outros projetos

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