
Contexto
Hoje já fazemos pesquisas de forma sazonal com os usuários. Essas pesquisas são importantes porém levam tempo de planejamento, recrutamento, execução, compilação de dados e ainda geram custos com bonificações.
Desafio
Criar pesquisas complementares que geram insights rápidos e dão segurança ao time para tomar decisões.
Solução
Criar uma pesquisa que seja exibida no aplicativo e pedir ao usuário para avaliar a sua experiência com o produto ou feature.
Premissas
• A pesquisa deveria ser desenvolvida de forma que qualquer produto ou time da empresa conseguisse aplicar rapidamente e obter insights.
• Ela deve ser exibida sempre que o usuário fechar a experiência que está tendo, assim o seu fluxo não impactado.
MVP
Consideramos inicialmente apenas um método de pesquisa, CSAT, que ajuda a avaliar experiências pontuais de produtos. Com os resultados, evoluímos para outros métodos de pesquisa.
Resultado e ganhos
• Dados contínuos sobre o nível da experiência das pessoas usuárias
;
• Validações rápidas sobre novos produtos e features
;
• Aprendizado com as pessoas usuárias
;
• Auxílio na tomada de decisões para melhoria de produtos.
Handoff
Para fazer um delivery para o time de desenvolvimento com a documentação mais clara possível, me preocupei com:
• Mapeamento de acessibilidade
• Mapeamento de acessibilidade
• Versões light e dark da interface
• Previsão em formatos de tela diferentes
Além de criar um vídeo mostrando o protótipo navegável com o objetivo de apresentar todos os comportamentos e micro interações.
Além de criar um vídeo mostrando o protótipo navegável com o objetivo de apresentar todos os comportamentos e micro interações.
Acompanhamento de métricas
Usei a ferramenta Mixpanel para analisar dados da pesquisa. Assim foi possível identificar as avaliações que os usuários selecionaram e os principais problemas com experiência.
Métricas analisadas
• Quantidade de acessos à pesquisa;
• Índice de conclusão da pesquisa;
• Satisfação do usuário com a feature avaliada;
• Número de features sendo avaliadas com a pesquisa.

*Imagem ilustrativa do Mixpanel, ferramenta de análise de dados.