Contexto e problema dos usuários
Em um discovery feito principalmente com o time de negócios, time de atendimento e desk reseach, descobrimos que:
Clientes que não possuem o cartão de crédito do PicPay querem comprar online mas não conseguem.
Eles têm apenas as opções de Pix, boleto e QR Code para usar em compras, porém, nem sempre conseguem pagar por um serviço de assinatura ou realizar a compra em um app ou e-commerce.
Objetivo e oportunidades para o negócio
•  Aumentar o número de transações no mês
•  Antecipar as transações do cartão de débito
•  Reduzir custo de emissão de cartões físicos
•  Aumentar o número de usuários ativos no mês
Benchmark
Olhei para o mercado e vi o mesmo produto sendo oferecido de diferentes formas.

•  Cartão virtual
•  Cartão digital
•  Cartão virtual da conta
•  Cartão pré-pago
•  Cartão virtual pré-pago
Alinhamento com o time
É nesse momento que apresentei todas as informações para o time e discutimos juntos algumas descobertas e percepções.

•  Apresentei o benchmark
•  Mostrei dados da desk research
•  Alinhei sobre quais métricas usaríamos para entender a performance do produto
•  Criamos juntos uma matriz CSD
•  Mepeamos outras áreas relacionadas ao produto

Solução
Criar o cartão virtual saldo
Um cartão virtual pré-pago que será disponibilizado para todos os clientes do PicPay.

Com ele, qualquer usuário conseguirá realizar compras online em e-commerces, apps e serviços por assinatura. As compras serão descontadas do saldo da conta.​​​​​​​
Construção da interface
Iniciei a ideação me baseando na jornada do usuário, nos dados e informações que coletei no momento do discovery, além de me inspirar no design system da empresa e em interfaces vistas no benchmark e em sites de design.
Handoff
Para fazer um delivery para o time de desenvolvimento com a documentação mais clara possível, me preocupei com:

•  Mapeamento de acessibilidade
•  Versões light e dark da interface
•  Previsão em formatos de tela diferentes

Além de criar um vídeo mostrando o protótipo navegável com o objetivo de apresentar todos os comportamentos e micro interações.
Validações e testes
Esse é um produto que surgiu com alta expectativa, muita pressa e prazo curto. Por isso aproveitamos validações, testes e conhecimentos de outros produtos da empresa e aplicamos no nosso cenário. A ideia era lançar e acompanhar por meio de dados.
Acompanhamento de métricas e performance
Usei a ferramenta Mixpanel para analisar dados da experiência. Assim foi possível identificar pontos de possíveis problemas que poderíamos resolver em uma evolução.

Métricas analisadas
•  Índice de conclusão da jornada
•  Volume de cliques no principal CTA (copiar número do cartão)
•  Volume de acessos ao produto
•  Índice de encontrabilidade do produto
•  Volume de compras feitas com o cartão
*Imagem ilustrativa do Mixpanel, ferramenta de análise de dados.

Outros projetos

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