
Contexto e problema dos usuários
Em um discovery feito principalmente com o time de negócios, time de atendimento e desk reseach, descobrimos que:
Clientes que não possuem o cartão de crédito do PicPay querem comprar online mas não conseguem.
Eles têm apenas as opções de Pix, boleto e QR Code para usar em compras, porém, nem sempre conseguem pagar por um serviço de assinatura ou realizar a compra em um app ou e-commerce.
Objetivo e oportunidades para o negócio
• Aumentar o número de transações no mês
• Antecipar as transações do cartão de débito
• Reduzir custo de emissão de cartões físicos
• Aumentar o número de usuários ativos no mês
• Antecipar as transações do cartão de débito
• Reduzir custo de emissão de cartões físicos
• Aumentar o número de usuários ativos no mês
Benchmark
Olhei para o mercado e vi o mesmo produto sendo oferecido de diferentes formas.
• Cartão virtual
• Cartão digital
• Cartão virtual da conta
• Cartão pré-pago
• Cartão virtual pré-pago
• Cartão virtual
• Cartão digital
• Cartão virtual da conta
• Cartão pré-pago
• Cartão virtual pré-pago

Alinhamento com o time
É nesse momento que apresentei todas as informações para o time e discutimos juntos algumas descobertas e percepções.
• Apresentei o benchmark
• Apresentei o benchmark
• Mostrei dados da desk research
• Alinhei sobre quais métricas usaríamos para entender a performance do produto
• Criamos juntos uma matriz CSD
• Mepeamos outras áreas relacionadas ao produto

Solução
Criar o cartão virtual saldo
Um cartão virtual pré-pago que será disponibilizado para todos os clientes do PicPay.
Com ele, qualquer usuário conseguirá realizar compras online em e-commerces, apps e serviços por assinatura. As compras serão descontadas do saldo da conta.
Com ele, qualquer usuário conseguirá realizar compras online em e-commerces, apps e serviços por assinatura. As compras serão descontadas do saldo da conta.
Construção da interface
Iniciei a ideação me baseando na jornada do usuário, nos dados e informações que coletei no momento do discovery, além de me inspirar no design system da empresa e em interfaces vistas no benchmark e em sites de design.

Handoff
Para fazer um delivery para o time de desenvolvimento com a documentação mais clara possível, me preocupei com:
• Mapeamento de acessibilidade
• Mapeamento de acessibilidade
• Versões light e dark da interface
• Previsão em formatos de tela diferentes
Além de criar um vídeo mostrando o protótipo navegável com o objetivo de apresentar todos os comportamentos e micro interações.
Além de criar um vídeo mostrando o protótipo navegável com o objetivo de apresentar todos os comportamentos e micro interações.
Validações e testes
Esse é um produto que surgiu com alta expectativa, muita pressa e prazo curto. Por isso aproveitamos validações, testes e conhecimentos de outros produtos da empresa e aplicamos no nosso cenário. A ideia era lançar e acompanhar por meio de dados.
Acompanhamento de métricas e performance
Usei a ferramenta Mixpanel para analisar dados da experiência. Assim foi possível identificar pontos de possíveis problemas que poderíamos resolver em uma evolução.
Métricas analisadas
• Índice de conclusão da jornada
• Volume de cliques no principal CTA (copiar número do cartão)
• Volume de acessos ao produto
• Índice de encontrabilidade do produto
• Volume de compras feitas com o cartão

*Imagem ilustrativa do Mixpanel, ferramenta de análise de dados.