
Descoberta e Objetivo
Em 2019, o Banco do Brasil identificou um grande número de pessoas ainda sem acesso a serviços bancários que precisavam ir à cidades vizinhas para fazer transações e sacar dinheiro.
Pensando nisso, o Banco viu a oportunidade de criar uma carteira digital que pudesse substituir o dinheiro físico para fazer compras e pagamentos. Ela seria um produto inovador, descolado da ideia de grande banco e traria em sua concepção o conceito de startup.
Foi aí que nasceu a Carteira bB, a carteira digital do Banco do Brasil que, diferente dos concorrentes e fintechs, busca atender pequenos empreendedores e pessoas das classes B, C e D.
Time
Por trazer em sua essência a conceito de startup, a Carteira bB teve vários desafios no começo, desde um time muito enxuto para um produto muito grande até dificuldades com o legado de sistemas do Banco do Brasil.
Depois de um ano de projeto e com um time multidisciplinar de mais de 60 especialistas, a Carteira bB continuou com o espírito de startup, trabalhando no modelo ágil, Scrum e dividida em squads.
O time de design contava com seis pessoas com o foco em UX Research, UI Design e UX Writing. Nesse time incrível estavam Renato Gurgel, Marcos Carolino, Michael Araujo, Auana Pontes, Danilo Oliveira e Vini Dias.

Dados e Pesquisas
Na Carteira bB, especialmente na squad de UX, todas as decisões estratégicas e de interface eram baseadas em pesquisas. Por isso, tinhamos a prática de tirar insights de pesquisas qualitativas e de dados da squad de analytics.
Foi realizada uma pesquisa de campo, imersiva, na cidade de Areia/PB onde eu fui o representante do time de UX. O objetivo da pesquisa era entender a relação com o dinheiro e as formas de pagamento, além de testar a Carteira bB com o público real. Foi uma pesquisa rica em conhecimento.
Foi realizada uma pesquisa de campo, imersiva, na cidade de Areia/PB onde eu fui o representante do time de UX. O objetivo da pesquisa era entender a relação com o dinheiro e as formas de pagamento, além de testar a Carteira bB com o público real. Foi uma pesquisa rica em conhecimento.




Texto relevante
Uma descoberta que tivemos por meio das pesquisas, principalmente com o nosso público, é que o conteúdo tinha um papel fundamental na experiência. Então, a proposta da Carteira bB sempre foi ser bastante didática, com textos que deixavam tudo explicadinho, como em um verdadeiro diálogo. Além disso, foi desenvolvido um manual de tom de voz que contemplava as expressões mais usadas pelo público.
Brainstormings e Blueprints colaborativos
Outra prática usada por nossa squad de UX que fazia toda a diferença é a de envolver os nossos stakeholders e as outras squads no processo de criação de fluxos. Por isso, fazíamos workshops com brainstormings e blueprints colaborativos para chegarmos na melhor solução possível.
Design System
Durante o processo de criação da Carteira bB, percebemos a necessidade de criar um Design System. Em um projeto desse tamanho, é imprescindível que toda a interface mantenha um padrão. Usamos, então, técnicas de agrupamento, criamos componentes visuais e funcionais para várias situações distintas do aplicativo. Isso foi fundamental para um bom handoff e uma boa comunicação com os desenvolvedores.
Números do projeto

Após 6 meses do lançamento, o app já tinha mais de
1 milhão de downloads
na App Store e Google Play
1 milhão de downloads
na App Store e Google Play

e quase
2 bilhões transacionados
pelo aplicativo
2 bilhões transacionados
pelo aplicativo